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Tecnologia dá transparência na gestão de investimentos públicos de cidades do Oeste no combate ao coronavírus

Municípios do Oeste de Santa Catarina que fazem gestão pública digital estão divulgando em tempo real e de forma automatizada os gastos relativos à pandemia do coronavírus

JOPSC
Foto: Divulgação/Prefeitura Itapiranga
Jorge Welter, prefeito de Itapiranga

Municípios do Oeste de Santa Catarina que fazem gestão pública digital estão divulgando em tempo real e de forma automatizada os gastos relativos à pandemia do coronavírus. As prefeituras de Iporã do Oeste, Itapiranga, Concórdia, Palma Sola, Pinhalzinho, Planalto Alegre e Sul Brasil usam uma ferramenta desenvolvida pela empresa catarinense IPM Sistemas que possibilita maior transparência e facilita a prestação de contas ao Ministério Público e ao Governo Federal.

O Atende.net tem uma área exclusiva para que as prefeituras revelem em seus sites os detalhes sobre a compra de materiais como máscaras e kits de teste rápido, licitações e empenhamento. Os dados são incluídos no sistema e automaticamente ficam disponíveis no Portal da Transparência da cidade. E, de modo simples e prático, qualquer pessoa pode saber o quanto está sendo investindo, a quantidade de material adquirida e quais são os fornecedores. Basta acessar o Portal da Transparência do município na Internet.

"A cidade está preocupada com a doença, mas nós temos que dar atenção total também para mostrar quanto estamos investindo, quais produtos estamos adquirindo e de quem estamos comprando para assegurar a qualidade de vida dos cidadãos. E o módulo da IPM Sistemas nos dá a tranquilidade e a segurança de essas informações ficam à disposição da sociedade e dos órgãos de fiscalização", comentou o prefeito de Itapiranga, Jorge Welter. De acordo com ele, por meio do Atende.net a prefeitura realizou o primeiro pregão eletrônico para a compra de máscaras. "A vencedora foi uma empresa de Blumenau, que nos deu a melhor opção, com produto de qualidade e menor preço", revelou.

O sistema funciona totalmente em modo web e pode ser acessado por meio de smartphones, tablets ou computadores conectados à Internet. Isso facilita a vida tanto da população quanto dos agentes públicos, que não precisam sequer estar na prefeitura para atualizar os dados e fazer o monitoramento. "Nossa preocupação era aumentar ainda mais a efetividade das prefeituras, principalmente durante uma situação de tamanha repercussão quanto uma pandemia, que exige uma seriedade ainda maior do que o normal", explica Aldo Mees, diretor-presidente da IPM Sistemas, que além de Santa Catarina, atende prefeituras no Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.


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