oestepopular
 
Geral

Sofia Helena: bebê diagnosticada com AME precisa de tratamento que custa R$2,1 milhões de dólares

Para custear o tratamento da criança, família organiza arrecadação

Fonte: ClicRDC

A família de Sofia Helena, de nove meses, diagnosticada com a forma mais grave de Atrofia Muscular Cerebral (AME), realiza uma arrecadação via internet para custear um tratamento que possa reverter os efeitos da doença. Sofia é natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, e foi diagnosticada aos oito meses de idade.

Conforme a família, o AME é uma doença genética neuromuscular que causa degeneração e perda de neurônios motores da espinha dorsal e tronco cerebral. O resultado é uma fraqueza muscular progressiva, que interfere na parte motora e respiratória de Sofia - o que afeta movimentos como vitais do corpo, como respirar e engolir.

A família relata, ainda, que Sofia recebeu uma dose do medicamento Spinraza, fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), único tratamento existente no Brasil para tratar a doença. Mas, o tratamento não apresenta a possibilidade de cura da doença - apenas retarda os avanços.

Um novo medicamento, que se chama Zolgensma e tem dose única, foi aprovado nos Estados Unidos em 2019 e tem resultados promissores, conforme os familiares. O medicamento é o mais caro do mundo na atualidade, e pode ser administrado somente até os dois anos.

Familiares de Sofia relatam que atualmente, ela não consegue ficar em pé ou sentada no colo por não possuir controle da cabeça e corpo. A bebê tem imunidade muito baixa, o que pode se agravar durante estágios mais avançados da doença. Com o tratamento, a expectativa é que o organismo consiga realizar a regeneração genética e que , Sofia viva o mais próximo de uma criança normal.

Para doar, a família disponibilizou quatro contas bancárias e uma vaquinha online, que pode ser acessada através do site. Sofia Helena também possui uma página, onde a família relata detalhes do tratamento.

Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com