oestepopular
 
Geral

Proteína é aliada para fortalecer a imunidade e prevenir doenças

Nutricionista explica como a dieta balanceada ajuda a fortalecer o organismo e prepará-lo para o combate a doenças, como a Covid-19

Por Estúdio NSC branded@somosnsc.com.br

Durante a pandemia do novo coronavírus ficou mais evidente a importância de uma alimentação saudável para garantir que a imunidade esteja alta e nos proteja de possíveis microrganismos invasores. As proteínas são aliadas quando o assunto é uma dieta balanceada. Isso porque elas são formadas por sequências de aminoácidos, que são importantes para a proliferação e o desenvolvimento das células, em especial daquelas que fazem parte do sistema imune.

- Esses aminoácidos servem como fonte de energia para as células de defesa e também para células intestinais, sendo assim, além de nutrirem as células de combate aos microrganismos, auxiliam na formação de uma espécie de barreira para que não ocorra a entrada de patógenos no nosso organismo - explica a nutricionista Leandra Castro.

Não existe receita milagrosa

Mas, apesar do que muitas notícias falsas dizem por aí, não existe um alimento ou nutriente milagroso que evite a doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19. A imunidade do ser humano é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. Por outro lado, uma dieta balanceada como um todo ajuda, sim, o organismo a se manter preparado contra invasores.

Vale lembrar ainda que um sistema imunológico eficiente é construído ao longo dos anos, com consumo de frutas, verduras, grãos integrais, água e também das proteínas.

- Esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos. Então, é importante seguir uma alimentação saudável ao longo de toda a vida e não somente nesse período - alerta a nutricionista Leandra.

Quanto de proteína devo consumir diariamente?

Nós devemos ingerir proteínas todos os dias. Elas estão presentes em alimentos de origem animal (carne vermelha e branca, leite, ovos) e nas leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico). A recomendação para adultos saudáveis é de consumo de 0,8g a 1,0g por quilo do peso da pessoa. Além disso, as proteínas, sejam elas provenientes de fonte animal ou vegetal, devem estar presentes e distribuídas, preferencialmente, em todas as refeições, ou seja, no café da manhã, no almoço e no jantar.

Todo tipo de proteína animal é saudável?

É preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher quais proteínas vamos ingerir e devemos evitar, principalmente, aquelas com alta concentração de gorduras, como os cortes cupim e a costela. Já os cortes mais magros, como patinho, alcatra, mignon suíno e peito de frango, estão liberados.

Além disso, os embutidos (salsichas, linguiças e presuntos) não são indicados para o consumo diário, pois podem conter taxas elevadas de sódio e conservantes. Por isso, o mais aconselhado é o consumo de carne in natura mesmo.

Além disso, o consumo de ovos e carne de frango são opções mais acessíveis do ponto de vista financeiro e cumprem muito bem o seu papel nutritivo, auxiliando a manter uma dieta saudável.

É importante ressaltar também que o modo de preparar os alimentos importa na hora da alimentação. A orientação é priorizar os alimentos cozidos, assados ou, até mesmo, crus (como no caso do sushi). Já as frituras, por serem gordurosas, não são as melhores aliadas de uma dieta saudável, então devem ser consumidas com moderação.

Receita da nutricionista

Se você não sabe cozinhar, não tem problema. Para estimular o consumo de proteína durante essa época de isolamento social, nós pedimos para a nutricionista Leandra escolher uma receita bem simples, saudável e nutritiva. Além disso, a receita a seguir pode ser feita com o que você tem aí na sua geladeira. Confira:

PICADINHO DE CARNE

Ingredientes:

500g de carne em cubos (coxão mole, patinho ou alcatra)

1 cebola em cubos

1 tomate em cubos

1 xícara de brócolis ou couve-flor picados

1 xícara de cenoura em cubos

1 xícara de repolho roxo em tiras

Açafrão em pó, pimenta e sal a gosto

Modo de preparo: refogue a carne com a cebola, quando estiver dourado, adicione os vegetais e os temperos. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo não muito alto. Se necessário, adicione um pouco de água. 

Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com