oestepopular
 

Posturas equivocadas prejudicam a saúde de crianças e adolescentes

MB Comunicação Empresarial / Organizacional
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que uma má postura corporal compromete a saúde de maneira geral

O tempo excessivo dedicado a computadores, tablets e jogos eletrônicos favorecem a postura inadequada de crianças e adolescentes. Com o entretenimento muitos usuários deixam de lado a preocupação de sentar corretamente ou de segurar o celular na altura dos olhos. Aliado a esses fatores também estão o uso de calçados desconfortáveis, vida sedentária e a utilização de mochilas pesadas.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, ao utilizar computadores a recomendação é de manter os pés apoiados em uma superfície sólida, ajustar a cadeira para que ofereça um apoio seguro à coluna e que os joelhos dobrados estejam em um ângulo de 90º. "Isso vale tanto para as crianças quanto para os adultos, pois permanecer em uma postura inadequada por muito tempo resulta nas desconfortáveis dores, principalmente, da região lombar ou em lesões", comenta.

Reichmann explica que uma má postura corporal compromete a saúde de maneira geral, pois diminui a capacidade pulmonar, prejudica o funcionamento do intestino, limita a amplitude de movimentos, podendo causar dor na mandíbula ou na região lombar. "Com o passar do tempo as consequências são falta de concentração, cansaço rápido, falta de flexibilidade, limitação de movimentos, falta de coordenação motora, incapacidade de trabalhar efetivamente ou de se mover apropriadamente", relata ao enfatizar que a correção deve ocorrer o mais breve possível.

Medidas simples favorecem uma postura correta, como a prática regular de atividade física. Reichmann incentiva que o paciente corrija a própria postura nas atividades diárias de maneira que a coluna permaneça ereta. Além disso, alguns exercícios como caminhada, alongamento muscular e reeducação postural auxiliam na correção da postura.


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com