oestepopular
 

Fetaesc discute futuro do Movimento Sindical com lideranças de SC

A etapa final do Seminário Estadual ocorreu nesta quarta (28) e quinta (29), em São José

Viviana Ramos/Fetaesc
Foto: Foto: Fetaesc

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou a etapa final do Seminário Estadual "O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos. Desafios e estratégias de atuação junto às bases" nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), na sede da Federação, em São José.

Cerca de 50 dirigentes sindicais, diretores, presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, filiados à Fetaesc, e representantes das 17 microrregiões do Estado puderam assistir à palestra do Clemente Ganz Lúcio, que apresentou uma projeção até o ano de 2050 e trouxe diversas provocações para incentivar a reflexão das lideranças sindicais em relação ao atual cenário do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e a representatividade do setor produtivo, além de motivar uma projeção do Movimento Sindical até 2030.

O Seminário Estadual é fruto de uma série de encontros que ocorreu nas 17 microrregiões entre os meses de fevereiro e maio deste ano para ouvir os sindicalistas, avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o Movimento Sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar.

Assim como nos 17 encontros microrregionais, a etapa final também foi ministrada pelos engenheiros agrônomos Geraldo Buogo e Nestor Luiz Breda, que tiveram a missão de incentivar a reflexão em relação aos problemas existentes e buscar soluções para os grandes desafios que a categoria enfrenta e que tem preocupado toda a sociedade brasileira.

Os participantes construíram um Plano de Ação para 2019 e 2020, baseado em demandas e particularidades de cada microrregião do Estado, que define linhas de trabalho e atuação nos 214 municípios catarinenses em que a Fetaesc está presente.

O Plano de Ação conta com uma equipe ligada à Fetaesc que dará suporte aos sindicatos e extensões de base em prestações de serviço, atendimento de demanda dos agricultores associados com documentações e declarações que a legislação exige, orientações sobre crédito rural e programas, representação na previdência social e demais demandas que surgirem, garantido os benefícios e direitos das famílias agricultoras de Santa Catarina.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, avaliou positivamente o Seminário Estadual e ressaltou a importância da representação das 17 microrregionais no evento. "Foi um excelente encontro e, certamente, a classe trabalhadora rural ganhará muito com o esforço e o trabalho que planejamos e nos comprometemos para os próximos anos", salientou Dresch.

O presidente da Federação lembrou ainda que foi por meio das ações do Movimento Sindical que os direitos dos trabalhadores rurais como aposentadoria, crédito, habitação e seguro agrícola foram conquistados. "Vamos realizar mais capacitações e dar todo o suporte necessário aos sindicatos filiados e às microrregiões com o objetivo de garantirmos os direitos já conquistados e lutarmos juntos por políticas públicas que garantam condições dignas de trabalho e qualidade de vida, promovendo a sucessão rural e desenvolvendo a Agricultura Familiar de Santa Catarina", complementou Dresch.


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com