oestepopular
 

Balneário Osvaldo Cruz completa 84 anos

Câmara Municipal De Vereadores Iraí

O dia 20 de setembro, data histórica para os gaúchos, que liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre, iniciando a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de Independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos. Mas o que poucos sabem, é que, em 20 de setembro de 1935, data do Centenário da Revolução Farroupilha, também seria uma data marcante para a comunidade iraiense. Neste dia, era inaugurado o centro de tratamentos crenoterápicos Balneário Osvaldo Cruz, considerado na época o mais moderno da América Latina.

O Balneário foi construído sobre uma fonte de onde, através de uma fenda rochosa, jorra 3,8 litros de água mineral termal, alcalina, clorosulfatada e bicarbonatada por segundo com temperatura de 36º,5ºC, diretamente. Sua estrutura que lembra as antigas arenas romanas foi estrategicamente planejada pelo engenheiro civil, Antonio de Siqueira, para suportar a pressão das inúmeras inundações que o complexo sofre devido às cheias do rio do Mel.

Em 1930, a água mineral do Balneário foi premiada com medalha de ouro em Sevilha, na Espanha. Hoje sua água é considerada a melhora água mineral em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras do Brasil e a segunda melhor do mundo.

O complexo Osvaldo Cruz conta hoje com uma piscina térmica, salas com banheiras para hidromassagem (solteiro e casal), sala para aplicações de lamaterapia, massagens, e um grande parque florestal com uma área de 115.218, 15 metros quadrados, propício para a prática de caminhadas ao ar livre.

Entre os serviços oferecidos pelo balneário estão atividades que vão desde a simples ingestão de águas minerais até serviços de hidromassagem, ducha escocesa banhos de piscina que são realizados de forma coletiva com temperatura de 36ºC, entre outros serviços.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, em nome do poder legislativo parabeniza todos os funcionários que fizeram e fazem parte da história do balneário, bem como toda comunidade.

Imagens


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com