oestepopular
 

Tempo: Depois da chuva, temperaturas caem no Sul do BR e geadas não estão descartadas nos próximos dias

Fonte: Notícias Agrícolas
??Imagem de satélite nesta terça-feira (03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

A região Sul do Brasil passa a ter uma queda acentuada de temperatura neste início de semana por conta de uma forte massa de ar polar. O frio chega após passagem de uma frente fria, que causou chuvas e ventos fortes sobre o Paraná, mas aliviou as preocupações dos produtores de grãos para o início do plantio.

"Uma forte massa de ar polar predomina sobre a Região Sul do país nesta segunda-feira e no decorrer dos próximos dias e manterá a temperatura baixa nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná", destacou a Climatempo sobre a previsão de frio para os próximos dias.

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas mínimas registradas ao longo dos próximos dias em áreas da região têm potencial de avançar e baixar os termômetros também sobre áreas da região Sudeste ao longo dos próximos dias.


Os meteorologistas não descartam, inclusive, as chances de geadas sobre áreas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde as chances são mais altas. Nesta terça-feira (03) e quarta-feira (04), são os dias com mais chances das geadas ocorrerem sobre a região.

Os mapas de previsão de geadas do Inmet também apontam risco de fraco a moderado para a quinta-feira (05) sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, além de forte no extremo Sul gaúcho. Também tem risco fraco sobre áreas do Centro-Leste de Santa Catarina e Sul do Paraná.


As temperaturas mínimas nesta terça-feira já foram mais baixas do que nos últimos dias na região Sul. As cinco menores em todo o Brasil ontem (02) foram em Bagé (RS): 1,4°C, Quaraí (RS): 1,6°C, Serafina Corrêa (RS): 2°C, Dom Pedrito (RS): 2,1°C e Cruz Alta (RS): 2,3°C.

Com a chegada do frio, a tendência é de diminuição das chuvas, após os altos volumes registrados nos últimos dias. "Até a próxima quarta-feira não chove e há condições para formação de geada em áreas do sul e oeste gaúcho", informa a Climatempo. Apenas pancadas são esperadas.


Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 02 até 10 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Sudeste, Norte e litoral Nordestino.

De 10 até 18 de setembro, a tendência segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas volumes mais expressivos passarão a ser vistos sobre as regiões Norte e Sul do Brasil, com precipitações moderadas a altas. Também chove em áreas do Centro-Oeste.

Imagens

  • Mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias em todo o Brasil
  • Veja o mapa com a previsão do risco de geada em todo o Brasil nos próximos dias
  • ??Imagem de satélite nesta terça-feira (03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com