oestepopular
 

Fortalecimento do associativismo no setor de proteína animal em SC

Projeto Evolução marca aprimoramento da marca Saborense

MB Comunicação
Foto: Divulgação

A Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC), proprietária da marca Saborense, lançará nesta sexta-feira (29), às 19h30, o Projeto Evolução, no Clube Industrial em Chapecó. O conceito foi elaborado com o apoio do Sistema "S" (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sescoop, Sest, Senat e Senar) e da Unochapecó.

Entre os objetivos do projeto estão: a identificação das marcas das empresas associadas com o reconhecimento de um produto de qualidade e que oferece segurança alimentar; a promoção de marketing coletivo e o fortalecimento do associativismo para alcançar mercados, que individualmente talvez fossem inatingíveis em função da pequena oferta de produtos.

"O projeto incentiva um balizamento e uma unificação de ações. Porém, isso não significa que teremos todos os produtos iguais, mas sim, que implantaremos uma metodologia para auxiliar na produção de um determinado item que terá o selo de identificação, o mesmo perfil e a mesma identidade, que poderá ser produzido em diversas plantas industriais pelo Estado", observa o presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) e da ASAASC, Wolmir de Souza.

Os resultados esperados com o Projeto Evolução são de incremento econômico, para melhorar a qualidade de vida tanto dos produtores rurais quanto dos trabalhadores e empresários dos frigoríficos. "Além do fomento da renda almejamos a continuidade da atividade, pois observamos o quanto é precioso o resgate histórico que é embalado com o produto" observou ao antecipar que o lançamento dos itens será na Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper 2020), no município de Joinville.

Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o projeto comprova que é possível e que devemos remodelar os negócios mesmo diante dos desafios impostos pela economia. "O modelo em construção pressupõe cooperar e competir no mercado de forma estratégica, gerando a sustentação dos negócios e a ampliação da competitividade das empresas parceiras", destaca.

RESGATE HISTÓRICO

A ASAASC foi fundada em 2016, a partir do processo de capacitação e de estruturação da "Central de Negócios", voltada ao desenvolvimento de pequenas empresas e do território onde estão instaladas. Com a união de 15 frigoríficos do oeste catarinense foi possível a criação da marca Saborense, desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e do INCS.

 Com sede em Concórdia, seu objetivo inicial era centralizar os pedidos de compras de suprimentos dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços. A organização do segmento industrial de processamento de proteínas de origem animal, melhora o poder de compras dos frigoríficos, dissemina melhores práticas, compartilha recursos de infraestrutura e combina competências e complementariedades produtivas.

EMPRESAS ASSOCIADAS

Atualmente, os frigoríficos associados são: Frigorífico Mattei, Frizape, Frigolaste, Letavo, Bisol, Primevo, Frigorífico Arabutã, Friprando Alimentos, Difricon, Frigorífico Helbing, Pescado Pinhal, Varpi Frigorífico, Coopersucesso, Linguiça Colonial Ouro, Berno Embutidos, Fribaz, Abatedouro e Comércio de Carnes Rossi, São Pedro, Albaneze Embutidos, Frigorífico Turmena, Morgana Frangos, Tomelin, Bosse, Tenfen, Frigvan, Ana Rosa, Salame Colonial Bide, Lussisa Alimentos, Laticínio Vitória, Jaraguá Embutidos e Defumados e Weber.


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com