oestepopular
 

Formatura da primeira turma catarinense do programa 'Propriedade Sustentável'

MARCOS A. BEDIN

Programa Propriedade Sustentável formou a primeira turma em Santa Catarina. A formatura ocorreu nesta semana, no município de São Carlos, no Oeste do Estado. Ao todo foram certificadas 30 famílias, dos municípios de São Carlos, Saudades, Palmitos e Pinhalzinho. Essa iniciativa é da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG com apoio do Sebrae/SC.

O programa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, promovendo a evolução da propriedade rural, por meio de transformações que possibilitem o desenvolvimento continuado e sustentável. A proposta surgiu para auxiliar os empresários rurais a superarem problemas como escassez de mão de obra, falta de crédito, dificuldade para o crescimento técnico, sucessão familiar, acesso à tecnologia e dificuldade na gestão da propriedade.

O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, agradeceu a participação das famílias que participaram e se comprometeram com o programa. "Esperamos que esta formação contribua para obter resultados significativos nas propriedades rurais e que ocorra o crescimento dos negócios", comentou.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC Eduardo Sganzerla o programa foi essencial para fortalecer o desenvolvimento das empresas rurais por intermédio de ferramentas de gestão e de melhorias tecnológicas. "No processo os empresários compreenderam o valor do seu patrimônio, se as atividades na propriedade resultam em lucro e o que fazer para melhorar a gestão e os resultados", observou.

"Só teremos uma sociedade melhor, se tivermos pessoas melhores e é exatamente nisso que o empreendimento cooperativo acredita. Temos na essência o investimento nas pessoas para formação, informação e capacitação que desenvolverão a comunidade. Então, é uma imensa alegria a formatura destas famílias, em mais um programa para beneficiar o meio rural" destacou o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Eugenio Poltronieri.

No programa desenvolvido neste ano foram abordados temas como: sucessão familiar, diagnóstico da propriedade com levantamento de necessidades e a oficina "Como controlar meu dinheiro no campo" (ferramentas de controle financeiro para o gerenciamento da propriedade rural; controle de caixa; contas à pagar x à receber e fluxo de caixa).

Também foram realizadas consultorias individuais na propriedade com enfoque nas áreas de planejamento, finanças, marketing/vendas, pessoas, processos e qualidade. Além disso, ocorreram consultorias tecnológicas com atividades nas áreas de processos de melhoria contínua da produtividade e manejo, tecnologia e inovação e atividades de agronegócios com foco em bovinocultura de corte e leite e hortifrutigranjeiros.

FORMANDOS

No município de São Carlos os formandos foram: Gabriel Hansen, Djone Franz Graeff, Angela Maria Hoff, Alex Emilio Kunt, Edenilson Edinei Franken, Silvenio Dupont e Carlos Ancelso Raupp.

De Saudades participaram os associados: Fábio Ivan Ross, Cleonar Jorge Engler, Katiane Ferrari, Clausinei Schabarum, Renato Volmir Althaus, Genir Jose Ledur e Claudinei Koling.

Do município de Palmitos participaram: Celso Enio Pilger, Dhieicon Matheus Azzolini, Gilberto Strapazzon, Paulinho Gianezzini, Joziel Cleverson Harz, Claudiocir Fachinetto, Claudinei Marchetti e Dilso Antunes da Silva.

De Pinhalzinho os formandos foram Laurindo Granella, Waldir Oberherr, Cássio Oberherr, Valmor Afonso Schmatz, João Alfredo Schmatz, Greison da Cunha, Sidinei Fabio Konradt e Vicente Kasper.

HISTÓRICO

O programa é desenvolvido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG desde 2013 e aplicado em parceria com o Sebrae desde 2016. No Rio Grande do Sul foram realizadas seis turmas com o aprimoramento de 177 famílias na região do Alto Uruguai gaúcho.

Em 2016, o programa foi reconhecido como uma boa prática de desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas para alimentação e a agricultura.

Imagens


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com