oestepopular
 

Curso Técnico em Agronegócio forma 26 profissionais em Campo Alegre

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

A colação de grau da segunda turma do curso Técnico em Agronegócio, da rede e-Tec, no polo de Campo Alegre, no Planalto Norte catarinense, ocorreu no último fim de semana, na sede da Sociedade Amigos de Campo Alegre (Saca). O curso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e formou ao todo 26 alunos.

A cerimônia reuniu lideranças políticas locais e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi que foi o paraninfo da turma e na oportunidade representou o presidente do Sistema Faesc Senar, José Zeferino Pedrozo, presidindo os trabalhos de colação de grau.

Zanluchi destacou que o curso vem formando turmas excelentes nos doze polos distribuídos por todo Estado. Segundo ele, os profissionais de ontem não são mais os mesmos de hoje enaltecendo a importância de se buscar qualificação profissional. "Passamos pela agricultura da colonização, depois da energia elétrica, da mecanização e de automação. Temos uma agricultura com a informatização no campo, por isso, precisamos de profissionais que farão a diferença", salientou.

O superintendente, que foi convidado para ser o padrinho da turma, agradeceu pelo convite e elogiou Campo Alegre, desejando sucesso aos novos técnicos em agronegócio. "Precisamos produzir cada vez mais, com melhor qualidade e gestão. Quero agradecer o convite e dizer que junto da Faesc desejamos sucesso e êxito aos novos formados. Fiquei muito feliz de ser padrinho desta turma, levo as melhores imagens de Campo Alegre", acrescentou.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre, que abriga o polo do e-Tec no Planalto Norte catarinense, Marcio Antônio Tonin, salientou que é uma honra ter na cidade, um dos doze polos do curso. "O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e para produzirmos cada vez mais na mesma área agricultável, temos que nos qualificar", citou.

Tonin comentou que o curso desenvolvido tem recebido notável reconhecimento. Por fim, desejou sucesso aos novos técnicos em agronegócio. "Antes diziam que se quiséssemos sair do campo, era para estudarmos. Hoje é o inverso, se quisermos continuar no campo temos que nos capacitar e prepar para os desafios da propriedade rural, a qual deve ser administrada como uma empresa".

FORMANDOS 2019

O vendedor externo da Copérdia, Marcio Carlos Augusto Fernandes, atua há 14 anos na agricultura, é um dos 26 formados do curso. Ele disse que buscou o conhecimento porque considera que os produtores ainda têm muitas dificuldades. "As informações adquiridas durante esses dois anos serão levadas ao campo para acesso dos produtores rurais. Também decidi fazer o curso para alavancar minha carreira e o Sistema Faesc/Senar proporcionou isso para nós, com aulas de excelente qualidade", comentou.

Joilson Fuckner é filho de produtores rurais e seguiu os passos da família, atuando sempre com agricultura e pecuária. Há alguns anos tomou a frente dos negócios da família e encontrou no curso técnico em agronegócio os conhecimentos necessários para fazer a propriedade crescer.

Por ser semipresencial e com polo no município em que reside, Fuckner resolveu aproveitar a oportunidade e expandir seus conhecimentos. Essa foi a primeira formação do produtor. "Já tinha ouvido falar muito bem desse curso, mas não sabia se teria tempo para conciliar o trabalho e as aulas. Porém, com planejamento e persistência consegui concluir com sucesso. Os tutores presenciais foram ótimos sempre que surgiam dúvidas explicavam com clareza. Além disso, as visitas técnicas deram uma visão mais ampla do agronegócio. Foi excelente", afirmou o produtor que pretende aplicar o que aprendeu em sua propriedade, na localidade de Bateias de Cima, interior de Campo Alegre.

PRESTÍGIO

A formatura reuniu também lideranças políticas de Campo Alegre, entre elas o prefeito municipal Rubens Blaszkowski, e o presidente da Câmara de Vereadores Tancredo Ronska. Em seu discurso o prefeito enfatizou a importância da agricultura nos dias atuais. A mesa de autoridades do evento foi composta também pelo tutor do curso e patrono da turma, Diego Hemkmeier, e a patronesse e tutora do curso, Thalyta Marcílio.

Imagens


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com