Brasil assume presidência do Mercosul

Fonte: Agência Brasil
Foto: Fonte: Agência Brasil

Depois que a Argentina anunciou a suspensão de novos acordos comerciais pelo Mercosul, o Brasil passou a presidir o bloco, nesta semana. A reunião de cúpula dos líderes do bloco ocorreu por videoconferência, quando o presidente argentino, Alberto Fernández, passou a presidência do bloco para o Brasil, por meio do presidente Jair Bolsonaro.

 No encontro da cúpula do Mercosul, o Presidente Bolsonaro participou, virtualmente, e garantiu que o Brasil, enquanto presidir o bloco, vai trabalhar para superar a "imagem de ineficiência e desperdício" atribuída ao Mercosul, segundo ele. Para Bolsonaro é necessário concluir os acordos comerciais pendentes e eliminar entraves para o comércio com países fora do bloco.

A presidência do Mercosul é, por regra, alternada a cada semestre e, neste caso, o Brasil segue no comando até o fim deste ano. Ainda no discurso de posse, Bolsonaro teceu críticas ao desempenho do Mercosul, durante o primeiro semestre deste ano, quando presidido pela Argentina. Segundo ele, alguns resultados deixaram a desejar.



Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com