oestepopular
 

Reitor assume atividades da UFFS em gabinete provisório, em Chapecó

WILLIAN RICARDO, CHAPECÓ
Alunos acampam na sede da reitoria ? Wilian Ricardo/ND

O reitor da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) campus Chapecó, Marcelo Recktenvald, de 44 anos, empossado na última quarta-feira (4), começou as atividades na manhã desta sexta-feira (6), num gabinete provisório instalado no prédio da Procuradoria-Federal, no centro do município

A medida visa evitar confronto com estudantes que estão acampados no prédio da reitoria, desde a última sexta-feira (30), em protesto. Cerca de 500 alunos, professores e técnicos pedem a renúncia de Recktenvald. Ele foi o terceiro colocado da lista tríplice para reitor, mas ainda assim foi nomeado ao cargo.

Na noite de quinta-feira (5), a Equipe de Transição entregou aos estudantes, um convite do reitor para uma reunião com três representantes do movimento, com objetivo de ouvir as reivindicações e também esclarecer as intenções da nova gestão. Em resposta enviada nesta sexta-feira ao novo gestor, os estudantes negaram o convite e exigiram a presença de Recktenvald na sede. 

"Estamos abertos ao diálogo. Em nosso movimento não há representante, muito menos três. Nos caracterizamos pela horizontalidade, por isso, reiteramos nosso convite", disse a nota dos estudantes divulgada à imprensa.

Na manhã de quinta-feira, a Equipe de Transição protocolou um pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria, assim como de todos os demais espaços ocupados pelo movimento. O documento foi encaminhado pela Procuradoria Federal à Justiça Federal.

Posse

Marcelo Recktenvald tomou posse na última quarta-feira, em cerimônia realizada na sede da pasta, em Brasília, na presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub O novo reitor substituiu Jaime Giolo.

Recktenvald destacou o Future-se como uma das metas de trabalho. O reitor afirmou que o momento é de celebração, gratidão e de esperança.

"Muitas das propostas de defendia, antes mesmo do Future-se, já tinham essa linha de atuação. Então, é ótimo saber que estamos alinhados como o MEC trabalha hoje. Vamos atrás de um futuro que respeite o pagador de impostos, que tenha preocupação com a eficiência pública", disse.

Perfil

Marcelo é doutor em Administração pela UFSC e mestre em Administração pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). O novo reitor possui especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela UPF (Universidade de Passo Fundo) e especialização em Avaliação Institucional pela UnB (Universidade de Brasília).

Além disso, Marcelo é bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Teologia pela Faculdade Kurios. Ele atua na gestão universitária desde 2002 e ingressou na UFFS em 2010, onde já exerceu os cargos de pró-reitor de gestão de pessoas, pró-reitor de assuntos estudantis, coordenador do curso de Administração e coordenador de estágios do curso de Administração.

Imagens

  • Marcelo Recktenvald ? Luis Fortes/MEC
  • Reitor tomou posse na quarta-feira ? Luis Fortes/MEC
  • Alunos acampam na sede da reitoria ? Wilian Ricardo/ND

Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com