oestepopular
 

INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES EM ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE CAIBI

Fonte Corpo de Bombeiros

Às 21h40min de ontem (29) as guarnições do Corpo de Bombeiros de Cunha Porã foram deslocadas até a Linha Fátima, município de Caibi, para atender ocorrência de incêndio em vegetação. Ao chegar no local ainda não se tinha ideia das reais proporções da queima. Após realizar cerca de uma hora de combate, houve a necessidade de acionar apoio, para tal foram acionados os quarteis de Maravilha e Palmitos.
Após 4 horas de combate, haviam muitos focos isolados não sendo possível determinar os locais exatos por serem de difícil acesso, sendo assim, foi acionado o comandante de área que veio até o local e se utilizando da RPA HORUS 12 (drone) pôde mapear os locais em que as guarnições deveriam atuar. Foi então retomado o combate utilizando ferramentas do tipo batedores e abafadores, mochilas com sopradores e bombas costais de água. Até aí, já havia decorrido aproximadamente 06h30min de combate, sendo que foram usados cerca de 2000 litros de água.
Conforme moradores houve uma área de queima estimada em 45 hectares e uma área protegida de cerca de 50 hectares, a queima atingiu propriedades de diversos moradores, sendo que um deles que se aproximou dos locais do incêndio, e por inalar grande quantidade de fumaça acabou sendo conduzido ao hospital de Cunha Porã para receber atendimento médico.
Por volta das 05h00min, avaliando a impossibilidade de se debelar os poucos focos remanescentes devido a insegurança extrema que o local oferecia, uma vez que era uma encosta muito íngreme, com bastante pedras que rolavam quando os bombeiros se locomoviam, devido a escuridão, e o desgaste da equipe, o comandante de área decidiu suspender os trabalhos temporariamente até amanhecer e com a iluminação do sol, poder avaliar melhor o local. Nesse momento, foi feito novo sobrevoo com a RPA Hórus 12 e verificado que somente havia alguns poucos focos naqueles locais que a guarnição não conseguia acessar.
Por volta das 07h00min, parte da equipe retornou ao local e com uso da RPA Hórus 12, foi possível verificar o tamanho da área atingida, da área protegida e que não havia mais focos de incêndio visíveis. Ainda assim, as equipes percorreram a pé os locais onde os focos haviam sido deixados e constatou-se extinção total do incêndio, provavelmente por conta do sentido de propagação das chamas que se dava no sentido do topo da encosta para baixo. Graças a inclinação e a propagação descendente as chamas não conseguiram campo para continuar propagando e se extinguiram.


Imagens


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com