oestepopular
 

Falta de chuva começa preocupar gerência regional da Epagri

Por: João Bresolin
Foto: Divulgação

A  falta de chuva nos municípios da região Extremo Oeste está começando a preocupar a gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste. A informação é do gerente regional, Sidinei Simon.

De acordo com ele, alguns produtores já entraram em contato com os escritórios municipais para relatar as dificuldades nesse período. Conforme ele, o volume de chuva dos últimos dois meses acabou sendo abaixo do esperado para a época do ano. Segundo Simon, até o momento a chuva que caiu está entre 20% e 25% do total esperado nesses meses de inverno.

Ele afirmou que alguns produtores já cogitam ter que transportar água para as suas propriedades. Ele destacou que a situação que já é critica pode piorar ainda mais, visto que nessa época do ano geralmente ocorre o estoque devido ao alto volume de chuva, fato esse que não vem ocorrendo nesse ano.

Simon disse que a tendência é que nos meses mais quentes, quando existe uma evaporação maior, a situação fique ainda mais séria. O gerente regional comentou que a Epagri já realizou uma capacitação com os técnicos agropecuários para que os mesmos possam atuar nesses casos junto aos produtores. Para ele, a ação é de extrema importância e visa dar todo o suporte necessário para as famílias do interior em casos extremos de estiagem.

Simon destacou ainda que apesar da preocupação atual com a estiagem a situação melhorou muito ao longo dos últimos anos. Ele lembrou que há cerca de 20 anos os problemas eram mais graves do que nos dias atuais. O profissional comentou que a tendência é que, no geral, o volume de chuvas deste ano fique abaixo da média. Simon revelou que até o momento as perdas mais significativas estão ocorrendo no plantio do fumo e do milho.


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com