oestepopular
 
Jovens que Inspiram

Jovem é exemplo de empreendedorismo e força de vontade

Kelli Henriques, 21 anos, destaca que o programa Líder Jovem Sicredi contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Fonte: Sicredi Alto Uruguai Rs/SC/MG

O sonho de empreender já é realidade na vida da jovem de Vicente Dutra/RS. Com apenas 21 anos, Kelli Henriques trabalha em um cartório, cursa Direito e é empreendedora - fazendo cuias artesanais e também vendendo decoração para outras pessoas produzirem cuias. A vontade de empreender começou cedo. Com 18 anos, ganhou R$ 500 do pai para adquirir as pérolas e demais materiais necessários, e iniciou a fabricação de cuias artesanais para venda, porque viu que tinha mercado. No começo, fazia três cuias por dia, depois, quando expandiu a produção para a região e algumas outras cidades do Estado, chegava a enfeitar 20 cuias por dia.

Com 18 anos decidiu fazer ensino superior em Frederico Westphalen - cidade vizinha -

, porque é filha única e não queria morar longe dos pais. Logo que iniciou a faculdade, optou por realizar estágio voluntário na Defensoria Pública do município, onde permaneceu por seis meses. Como a rotina estava cansativa, pois continuava morando em sua cidade natal, acabou desistindo do estágio e voltando a se dedicar com mais intensidade à produção de artesanato.

A partir de 2019, iniciou outro estágio voluntário, desta vez no Cartório do seu município, e estava com pouco tempo para a produção, então viu outra possibilidade. Começou a comprar os produtos para fazer os artesanatos e revendê-los, pois sua cidade é a Capital da Cuia, então grande parte da população trabalha com isso. Mesmo assim, quando alguém deseja cuias elaboradas por ela, por gostar do seu trabalho, Kelli atende o pedido e fabrica. Neste ano, a jovem começou a ser remunerada pelo serviço que desempenha no Cartório.

Kelli acredita que serve de inspiração a outros jovens, pela pouca idade que tem e pelo que já conquistou. "Trabalho, estudo, faço meus artesanatos, cuido da minha casa, e sempre consigo tempo de sair e me divertir. Tudo é uma questão de organização e de ter prioridades. Oriento aos demais jovens a terem objetivos e irem em busca de alcançá-los. Eles não devem desistir, pois por mais difícil que seja concretizar seus sonhos, o resultado vale muito a pena e dá uma satisfação enorme", explica.

A jovem ainda deseja atuar no ramo alimentício, abrindo um café no município onde reside, e também ter seu escritório de advocacia, assim que concluir a graduação.

Líder Jovem

Em 2016, Kelli foi convidada a participar do Líder Jovem, programa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que segundo ela a ajudou bastante. "Durante os módulos, aprendi muito sobre liderança, e também foi muito útil na parte financeira pelas orientações que recebemos. Não sou muito econômica, mas aprendi a necessidade de ter equilíbrio financeiro. Além disso, o programa foi muito significativo na parte de empreendedorismo, nos motivando a termos nossos negócios e mostrando caminhos de conseguirmos. Com relação ao meu aprendizado, tudo foi muito significativo neste um ano de aulas. Foram experiências que levarei para minha vida toda, com certeza", frisa.

Através do voluntariado estimulado pelo programa, também foram promovidos bingos, e ações solidárias, como campanha do agasalho, para ajudar as pessoas que precisavam, o que também ajudou a despertar o espírito de solidariedade em Kelli.

O Sicredi na sua vida

Kelli é associada do Sicredi, desde criança, quando sua mãe abriu uma conta visando guardar um valor mensal para quando a filha ingressasse no ensino superior. "Hoje, a Cooperativa continua sendo útil para guardar minhas economias e também, através dela, conseguimos empréstimo para reformarmos a nossa casa. O Sicredi faz parte da nossa família há bastante tempo, porque meu pai é sócio há mais de 15 anos, e sempre esteve muito satisfeito com o atendimento, e com os produtos e serviços que ele utiliza", comenta.


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com