Geral

Definido novo horário para funcionamento do comércio até 5 de abril

O governo do Estado publicou novo decreto na noite desta terça-feira, 23 de março

Fonte: Sicom
Foto: Definido novo horário para funcionamento do comércio até 5 de abril

Depois de fixar, na última sexta-feira, horário restritivo para o funcionamento do comércio de rua, dentro da continuidade das medidas de enfrentamento ao coronavírus, o governo do Estado publicou novo decreto na noite desta terça-feira, 23 de março. Com isso, o atendimento antes fixado para o período das 10h às 20h pode ser iniciado duas horas antes e também foram alteradas exigências para os supermercados.

Com a mudança, os estabelecimentos comerciais de rua podem funcionar a partir das 8h, com fechamento às 20h, excetuados os essenciais, como farmácias, supermercados, postos de combustíveis, serviços agropecuários e veterinários e estabelecimentos exclusivos de tele-entrega. Essa determinação é válida até às 6h da primeira segunda-feira de abril, dia 5.

Já os supermercados, antes limitados a atender com 25% da capacidade e ao ingresso de uma pessoa por grupo familiar, podem realizar o atendimento com 50% e permitir a entrada de duas pessoas por família, das 6h às 22h. Para shopping center, galerias e centros comerciais permanece o horário de funcionamento das 10h às 22h.

As mudanças feitas atendem pedidos de entidades de classe, entre elas o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó. Juntamente com a CDL, o Sicom havia solicitado a mudança, juntamente com gestões perante o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. O argumento foi de que o horário antes determinado não era coerente com a realidade da região, além da restrição "implicar em maior aglomeração nos estabelecimentos comerciais".

O Sicom também alerta a todas as pessoas e empresas do comércio que está em vigor a medida que regulamentada em Santa Catarina a legislação federal específica sobre o uso de máscara. Quem não utilizar máscara em local público ou de uso público, está sujeito à multa de R$ 500,00, valor que será dobrado em caso de reincidência.

Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com