oestepopular
 
Caibi

CAIBI CONFIRMA CASO DE DENGUE AUTÓCTONE - CONTRAÍDO DENTRO DO MUNICÍPIO

Segundo dados do setor de combate à endemias do município, de 1º de janeiro à 16 de março deste ano, Caibi já contabiliza 100 focos do mosquito Aedes, transmissor da Dengue, Zika e a Chikungunya.

Assessoria de Imprensa/Caibi

Em meio à pandemia de coronavírus, o município de Caibi confirmou nesta semana, um caso de dengue autóctone, ou seja, contraído dentro do município. Segundo a Secretaria de Saúde de Caibi, fica o alerta para que, mesmo com os cuidados e orientações sobre o coronavírus, se dedique um tempo para evitar focos do mosquito e o aumento do número de casos no município.
Segundo dados do setor de combate à endemias do município, de 1º de janeiro à 16 de março deste ano, Caibi já contabiliza 100 focos do mosquito Aedes, transmissor da Dengue, Zika e a Chikungunya. Levando em conta dados de todo o ano de 2019, foram 175 focos no município.


 Confira algumas dicas para eliminar criadouros do mosquito da dengue:
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, encha-os de areia.
- Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as com uma esponja uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura NÃO impede que o mosquito entre e deposite os ovos.
- Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais uma vez por semana, no mínimo.
- Recolha latas, tampas de garrafas, cascas de ovos, e outras embalagens vazias que possam acumular água e coloque-as em sacos de lixo, bem fechados, antes de descarta-los. Não acumule lixo em seu terreno.
- Guarde pneus velhos e outros materiais que possam acumular água em local seco e abrigado da chuva.
- Mantenha ralos e vasos sanitários em desuso, bem vedados, não adianta apenas abaixar a tampa, cubra-os com um plástico, ou de a descarga neles pelo menos a cada 5 dias.
- Mantenha suas caixas de água completamente vedadas e cubra o "ladrão" com uma tela bem fina. Se não tiver condições de comprar procure o Agente de Endemias, no posto de saúde que ele irá lhe fornecer.
- Lave semanalmente, com escova, a parte interna de tanques, tambores e caixas de água utilizadas para armazenar água da chuva. Mantenha-os sempre tampados.
- Mantenha as calhas limpas, e desentupidas, procure verificar as mesmas pelo menos a cada 3 meses.
- Mantenha bromélias, e outras plantas que possam acumular água em local abrigado da chuva, caso contrário elimine-as.
- Não utilizar lonas para cobrir madeiras e outros materiais, utilize uma cobertura que não acumule água.


Salientamos que em caso de dúvidas, a Unidade de Saúde de Caibi segue à disposição da comunidade caibiense.

Qualquer dúvida ou denúncia, ligue: 3648-0205.

Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com