oestepopular
 
Geral

Bráulio Bessa inspira com sua história no encerramento do Flor & Ser

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG promove palestra virtual com o poeta de renome nacional

Fonte: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Para celebrar o encerramento do Flor & Ser - projeto vinculado ao Programa Sicredi Mulher -, na segunda-feira, 7, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG proporcionou palestra nacional com o poeta Bráulio Bessa. O nordestino, cordelista, declamador e palestrante brasileiro reuniu centenas de pessoas em uma transmissão virtual pelo Youtube da Cooperativa.

Ao longo deste ano, o poema de Bráulio Bessa "Recomece" foi inspiração para mais de 800 mulheres que participaram das duas turmas do Flor & Ser. Durante sua fala, Bessa contou sua história de vida simples e como começou a usar as palavras para manifestar seus sentimentos. "Aos 14 anos recebi o maior incentivo. Uma professora acreditou em mim e pedia poemas semanais para eu desenvolver minha escrita e ela avaliá-la. Quando me senti preparado, tinha o sonho de lançar um livro. Porém, contatei umas 40 editoras e todas me diziam a mesma coisa, que não viam a poesia como instrumento de transformação e que este conteúdo não vendia livros no Brasil. Então, fui para a Internet e comecei a postar minhas construções nas redes sociais, recebia muitos comentários positivos e logo fui convidado a participar do programa da Fátima. Aceitei a missão de escrever e há seis anos entrego um pedaço da minha alma às pessoas que me ouvem. Já consegui publicar três livros e sou muito feliz pelas escolhas que fiz. Então, asseguro que nunca devemos desistir do que queremos e, em caso de 'queda', sempre é tempo de recomeçar, pois nossa vida é movida por constantes recomeços", disse o poeta durante a palestra.

Segundo a presidente, Angelita Marisa Cadoná, que abriu o momento, o Sicredi Mulher foi idealizado com o objetivo de estimular as participantes a se autodesenvolverem e a fortalecerem o empreendedorismo que existe em cada uma. "Os encontros das duas turmas - oportunidade que entrávamos nas casas das participantes e gerávamos uma conexão maior entre nós -, aconteceram nas segundas-feiras e a cada módulo víamos o crescimento de cada mulher. Isso nos realiza e reforça o sentimento de que estamos entregando nosso propósito de contribuir com o crescimento das pessoas e que elas podem realizar seus sonhos através da Cooperativa. Fechamos nossas ações do Flor & Ser da forma mais especial que poderia acontecer, pois entendemos que a poesia pode contribuir para a transformação da vida das pessoas e nos incentivar a seguirmos rumo ao que almejamos", disse a presidente

O Flor & Ser, junto com o Maratona de Carreira - que envolveu jovens dos três Estados de atuação da Cooperativa - recebeu o primeiro lugar na 12ª edição do Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB (Organização Brasileira das Cooperativas). O anúncio do resultado aconteceu no dia 24 de novembro, em cerimônia virtual, com a participação da presidente Angelita Marisa Cadoná.


Endereço: Avenida Brasil, nº 148, Centro - Palmitos/SC | CEP 89887-000
Telefone: (49) 9 9102-4755
Whatsapp: (49) 9 9933-0022
E-mail: jornaloestepopular@gmail.com